Musculação Vila Formosa
CPN Academia Vila Formosa

MUSCULAÇÃO

A musculação é uma modalidade ou um meio de treinamento na qual se integram as principais áreas de conhecimento sobre o comportamento fisiológico e motor do corpo humano, sempre tentando entender a adaptação crônica ou aguda da pessoa praticante em questão. A musculação está baseada em estratégias e técnicas de treinamento.

No treinamento, a força é uma das ferramentas mais utilizadas na musculação que pode abranger também o treinamento aeróbico, ligado a flexibilidade e possibilidades de intervenções profiláticas nos desvios de postura. Com um crescimento no mercado cada vez maior, a musculação ganha cada vez mais espaço, e lança no mercado soluções para ganhar, perder, definir, suprir e contribuir para o ganho de massa magra, cada vez mais rápido.

A Musculação surgiu para ser uma alternativa para uma boa qualidade de vida, baseado na saúde musculoesquelética, que seria uma boa condição anatômica e funcional dos ossos, músculos e articulações. O objetivo final da musculação seria melhorar aptidões físicas como força, resistência e flexibilidade que são essenciais para a realização de atividades com conforto e segurança, mesmo sendo atividades físicas ou do cotidiano.

Com o crescimento da modalidade, corpos cada vez mais definidos e musculosos tem caído no gosto brasileiro, principalmente entre os mais jovens.

A musculação ou treinamento com pesos, como também é conhecido é um tipo de exercício resistido, que tem variedades de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis. A musculação pode ser feita de forma isolada ou para também auxiliar na prática de outro exercício físico, como futebol e natação, por exemplo. Ela pode ser aplicada de forma isométrica (contração mantida), isocinética (com velocidade angular constante) ou isotônica (alternância de contrações concêntricas e excêntricas), também pode ser praticada de forma contínua ou intervalada, leve, moderada ou intensa, com recursos aeróbios ou anaeróbios.

Essas várias maneiras de prática é o que torna a musculação versátil e praticada por diferentes níveis e idades, é claro que cada uma com seu tipo de intensidade.

A musculação é uma forma de exercício e não um esporte como o fisiculturismo ou levantamento de peso olímpico. Ela deve ser realizada sempre com supervisão de um profissional físico e a segurança é a base de uma boa sessão de exercícios. As costas, por exemplo, devem ser mantidas retas durante o agachamento e levantamento e o treino com pesos para ser feito de forma mais segura, deve ser realizado de forma lenta e controlada, para evitar lesões.