Hidroginástica Vila Formosa
CPN Academia Vila Formosa

Hidroginástica

A hidroginástica, assim como o nome já diz, reúne na água (hidro), movimentos de ginástica. Muitos classificam a hidro não como um exercício físico, mas sim como um a atividade aeróbica que usa de equipamentos de natação para reproduzir os movimentos do professor. São usados dentro da água halteres, pranchas, palmares, flutuadores, bastões e caneleiras para que os movimentos de todos os tipos sejam completados e para que haja uma rotação de equipamentos e a aula e não se torne monótona.

A hidroginástica foi criada na Alemanha com a finalidade de proporcionar às pessoas da terceira idade uma forma de se exercitarem sem causar muitos danos, já que o impacto da água é menor. No Brasil a hidroginástica chegou nos anos 80 e ficou conhecida por reabilitar pessoas que sofreram algum tipo de lesão em outros exercícios. Até hoje esse pode ser um dos propósitos da hidroginástica. Fisioterapeutas costumam indicar o exercício para a reabilitação, e para quem não é muito fã de “esportes mais pesados”. A hidroginástica é uma das atividades realizadas na água mais agradáveis e prazerosas. Isto porque ela é menos cansativa e ainda mais estimulante.

O ambiente das aulas de hidroginástica são divertidos, com músicas e costumam durar entre 45 minutos a uma hora. A hidroginástica ainda é muito procurada pelos idosos, que conseguem se exercitar sem forçar os músculos ao extremo, como em uma musculação, por exemplo. Os idosos conseguem manter uma vida saudável sem muito esforço e ainda conseguem se divertir nas aulas com os colegas de turma. Mas isso não é um pré requisito, todos de qualquer idade podem fazer as aulas, principalmente aqueles que nunca praticara um exercício físico. A hidroginástica é indica também para pessoas obesas e para aquelas que possuem problemas de impacto nas articulações, já que ela é muito mais simples de se praticar e as sensações de desconforto e dores são quase inexistentes.

Não sei nadar posso fazer hidroginástica?

Pode Sim!

A água nas aulas de hidroginástica geralmente costumam bater na altura do ombro ou um pouco acima da cintura, isso faz com que os praticantes se sintam firmes para realizar os exercícios, eles se sentem mais seguros e ainda não danificam a coluna e os membros superiores. Os exercícios na hidroginástica são desenvolvidos para serem realizados em membros localizados. Se você tem o joelho lesionado, por exemplo, você pode pedir para seu professor um exercício que force esse membro a se fortalecer. Muitas vezes o trabalho, que é em grupo, também pode ser feito individualizado, com outros exercícios direcionados.