Blog

Natação para Bebês e Crianças

Benefícios de Aprender a Nadar na Infância

Uma criança que pratica natação vai, além de se divertir, adquirir segurança no quesito sobrevivência, proporcionando uma maior tranquilidade aos pais, visto que, o índice de afogamento infantil é muito alto, vai trabalhar o sistema respiratório, ter um melhor equilíbrio e desenvolvimento motor.

Incentivar às crianças a praticarem uma atividade física é o primeiro passo para se ter adultos saudáveis.

A natação é um esporte muito completo e, com relação aos pequenos, podemos dizer que os benefícios são ainda maiores, confira:

Funções respiratórias

Com uma boa frequência nas aulas a criança que tem problemas respiratórios já conseguirá respirar melhor e fortalecer seu sistema respiratório, para as demais é uma ótima prevenção.

Desenvolvimento motor, psicológico e social

Trabalha todos os mecanismos fisiológicos - habilidades psicomotoras (como a lateralidade), percepções tátil, auditiva e visual, noções espacial, temporal e de ritmo, sociabilidade e autoconfiança. Haverá, além do aprendizado, a convivência com outros alunos e professor, aprendendo a dividir materiais e o respeito ao próximo.

Aumenta a resistência física com o treinamento regular, equilibrando o metabolismo e potencializando o sistema imunológico, que diminui a incidência de doenças.

Estimula um sono mais tranquilo, reforça o apetite, melhora a postura e a flexibilidade.

Proporciona momentos de diversão onde o trabalho lúdico é utilizado como ferramenta de aprendizado.

Ana Paula Geraldo - CREF 003859-G/SP

Referências Bibliográficas:

Blog Educação Física.
Mundo Educação.
Wikipedia.
Anais do III Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica de Ponte Nova.

Tags

Benefícios, Aprender, Nadar, Natação, Infância, Bebês, Crianças

Leia também

Benefícios da Hidroginástica para gestante

Benefícios da Hidroginástica para gestante

A prática de hidroginástica proporciona uma diminuição da ansiedade e um relaxamento no corpo, proporcionando um grande bem estar, segurança e conforto...