Blog

Natação para Bebês e Crianças

Benefícios da Natação para Bebês e Crianças

A natação para bebês estimula a aptidão natural que eles possuem para se movimentarem na água. Estudos comprovam que até um ano de idade o bebê ainda possui o reflexo (ou de apneia), que significa que debaixo da água eles conseguem bloquear totalmente a passagem de ar pela boca, realizando o movimento automaticamente. É por isso que a natação para bebês acaba se tornando uma atividade mais fácil e que ajuda muito no desenvolvimento dessa criança. Nada melhor do que aproveitar nossa própria genética.

A natação para bebês é recomendada para bebês a partir dos 6 meses de idade, pois aos 6 meses o bebê já tomou a maioria das vacinas. Divertida e estimulante, a natação para bebês encoraja a aptidão natural dos mais pequenos em movimentarem-se na água.

Assim como na natação praticada por adultos, é de extrema importância que a natação praticada por bebês seja feita mediante uma supervisão. Não existe uma recomendação exata de com quantos meses um bebê pode começar a pratica esportiva, mas sabe-se que com pelo menos três meses ele já pode fazer alguns exercícios na água. As aulas de natação para bebês requerem uma atenção especial, e são realizadas de forma diferente da comum.

Natação quando praticar?

Existem algumas divergências com relação a idade em que se pode começar a praticar natação. Para bebês, alguns especialistas indicam o início entre 6 meses e 1 ano, no entanto, há muitos pais que colocam crianças a partir dos três meses para já se habituarem a prática esportiva e reconhecerem outro ambiente. Nesses casos é imprescindível alguém da mesma família junto a água, embora se saiba que bebês aprendam rápido a nadar.

Natação para Bebês e o Desenvolvimento Infantil

O professor que conduz as aulas para bebês deve sempre conhecer sobre a psicologia e fisiologia do desenvolvimento infantil, para que possa adequar suas aulas conforme cada bebê em desenvolvimento. A condução da aula de natação para bebês deve sempre ser mais descontraída do que outras, e as mães, pais e parentes no geral estão sempre convidados à participar. Para encorajar os bebês e os tornarem mais confiantes na água é extremamente importante que o professor e pais tornem o momento da aula uma hora agradável para os pequenos. Ordens e broncas não são bem vindas nessas aulas e as palavras-chaves são sempre a diversão e alegria, sem esquecer é claro, do movimento e aprendizado dos bebês e por que não, também dos pais!

Tags

Benefícios, Natação, Bebês, Crianças, Esportes

Leia também

Fazer Atividade Física

Por que é importante a prática de Atividade Física

A prática da musculação são cada vez maiores, conquistando aliados em todo o mundo que buscam um melhor condicionamento físico...